Estudo extraído do livro “Pais e Filhos no Reino de Deus”, de Miles Monroe.
- Assim como o Senhor criou Adão e Eva à sua própria imagem, os filhos deles deveriam possuir a imagem de seus pais. – Gn 1.26:28
- Fomos criados para parecermos com Deus: pensarmos como Ele, carregarmos suas características peculiares.
- O principal intuito dos pais deve ser o de querer que o filho se pareça com eles próprios – compartilhando os mesmos valores, agindo com os mesmos princípios de conduta e carregando as mesmas características.
- Não devemos viver de uma maneira e dizer aos nossos filhos que vivam de outra. – Pv 20.11
- O Senhor deseja que seus filhos carreguem a sua semelhança. – Rm 8.29,30
- Cristo foi a verdadeira e perfeita representação de seu Pai. – Jo 14.9
- Os filhos devem sentir Deus nos corações dos pais.
- Ou você ensina seus filhos ou alguma outra pessoa irá fazê-lo e, a menos que você forneça a eles instruções corretas, provavelmente não gostará dos resultados. – Pv 22.15.
- Pecar é essencialmente rebelar-se, o que está profundamente enraizado em nosso coração. Qualquer um que seja pai ou mãe sabe que essa rebeldia está no coração de suas crianças desde o nascimento – Pv 22.15
- Cada um de nós reflete em nossas vidas ou em nossaS atitudes o caráter e o comportamento daqueles que nos influenciaram desde pequeninos.
- Pais conscientes devem estar constantemente guardando e protegendo seus filhos de influências negativas em sua formação.
- O objetivo de termos filhos é criar crianças que desfrutem um correto relacionamente com deus, indivíduos que estejam de acordo com as vontades do criador e desejem agradá-lo, pessoas que reflitam a sua natureza. - Pv 22-6.
- Os pais têm o dever de educar os filhos de uma forma que aprendam amar a deus com todo o coração e ter uma vida consagrada.
- O livro de provérbios é um excelente meio de informação para pais conscientes, porque grande parte dele foi escrito na perspectiva de um pai que dá sábios conselhos ao seu filho. – Pv 22.6
- Nosso trabalho básico como pais é ensinar aos filhos a pensar, falar e viver corretamente – e assim mostrar-lhes o caminho certo na vida.
- Afim de ensinar o caminho para nossas crianças, devemos conhecê-lo por nós mesmos.
- Como conseguiremos instruir as crianças a confiar em deus sobre todas as coisas, se não mostrarmos essa confiança a eles em nossas própria vida.
- Não há presente melhor nem herança maior que os pais possam transmitir aos seus filhos do que instruí-los no caminho do senhor para amá-lo com todo seu coração.
- Educação correta beneficia os pais e as crianças. Os filhos são favorecidos pela instrução por que isso os prepara para a vida. E os pais, porque as crianças bem criadas e instruídas retribuem com bênçãos, honra e respeito tanto o pai como a mãe. – Ef 6.1-3
- Aprender a ceder e obedecer aos seus pais na terra ensina as crianças a como fazer o mesmo com o seu pai do céu.
- Controle: é o pré-requisito fundamental para a educação.
- Todo professor sabe que não se consegue ensinar os alunos a não ser que haja controle na sala de aula. E o mesmo se aplica aos pais.
- Os filhos, em determinadas ocasiões, podem criar obstáculos, mas seja firme.
- Quando você cede, entrega o controle às crianças.
- Crianças precisam de orientação paciente, disciplina consistente e limites claros e definidos.
- Elas precisam sentir-se protegidas e seguras para crescerem livres do medo, da ansiedade e dos problemas psicológicos. – Pv 29.15
- Filhos não se educam sozinhos. – Ef 6.4
- Cumpra o que prometer aos seus filhos, desta forma eles acreditarão quando você mostrar que se deve dar importância as verdadeiras coisas da vida.
- Discipline seu filho de forma justa e correta.
- Evite favorecimentos. Este foi o erro de Jacó em relação a José.
- Não deixe suas crianças por conta própria.
- Estas são diretrizes fundamentais que os ajudarão a obter êxito como pais – Pv 29.17
- Os filhos devem ser criados e educados com atenção. Caso contrário crescerão selvagens. A disciplina é uma parte indispensável deste processo.
- É muito importante explicar a razão da punição aos filhos – Pv 22.15
- Não deixe de corrigir seus filhos se quiser que eles se tornem responsáveis e sensíveis às boas influências.
- O alimento mais importante que podemos fornecer aos nossos filhos é o alimento espiritual.